O Instituto Biogeográfico foi fundado em 2024 por profissionais das áreas de biologia e direito, a fim de dar suporte a atividades já desenvolvidas pelos fundadores há algumas décadas.
É uma instituição sem fins lucrativos que atua na promoção de cursos na área ambiental, prestação de consultorias em manejo e licenciamento de empreendimentos de fauna e flora, desenvolvimento de projetos voltados à conservação da natureza, realização de estudos aplicados a área de fauna, apoio a eventos de divulgação e produção científica, criação de materiais bibliográficos e didáticos, bem como estímulo a prática da ciência cidadã.
Já nos primeiros meses de existência, promoveu o "7o Encontro de Observação de Borboletas", de abrangência nacional, e a publicação do primeiro livro brasileiro sobre borboletários: Borboletários do Brasil (Comfauna Livros, 2024), que contou com a participação de 28 autores e reuniu informações de 26 borboletários brasileiros, incluindo os maiores do país.
Seus fundadores são profissionais que contam, cada um, com mais de trinta anos de experiência nas áreas de fauna, botânica e direito.
CNPJ: 57.222.711/0001-28
Av. João Scucato Coradin, 2200, Campina Grande do Sul, Paraná, Brasil.
CEP: 83.430-000
ibiogeografico@gmail.com
Maristela Zamoner
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 1997, mestre em Zoologia/UFPR em 2005, especialista em Educação Ambiental (IBPEX/2003), em Direito Ambiental e em História e Antropologia (Universidade Cândido Mendes, 2017). É bióloga lepidopterologista no Museu Botânico do Jardim Botânico de Curitiba. Atua prestando consultorias nas áreas de borboletários e jardins de borboletas. Coordena o canal Terra das Borboletas. Atuou do Ensino Fundamental à graduação e pós-graduação. Autora de mais de trinta livros, e centenas de artigos científicos e de divulgação.
Deni Lineu Schwartz Filho
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 1986 e mestre em Ciências Biológicas (Entomologia)/UFPR em 1990. É consultor e empreendedor na área de conservação e manejo de fauna nativa e exótica há mais de trinta anos. Tem experiência nas áreas de docência em ensino superior, biogeografia, ecologia, conservação e manejo das abelhas neotropicais, bem como no manejo e uso econômico da fauna nativa e exótica. Atualmente é Conselheiro do Conselho Regional de Biologia do Paraná.
Marilia Zamoner
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 1997, especialista em Direito Ambiental. É assessora jurídica no Tribunal de Contas do Estado do Paraná desde 2010. Possui experiência na assessoria jurídica de editoras com vasto conhecimento na área de Direitos Autorais. É autora de conteúdos na área do Direito, abrangendo livros e artigos. Atualmente coordena o canal Giz de Casal.



Nenhum comentário:
Postar um comentário